SEGUIR EXEMPLOS

Estava eu ontem no cinema, já comodamente sentada, esperando a sessão começar, quando vi passar duas senhoras, procurando lugares vagos.
Em frações de segundos as reconheci, embora o tempo passado era muito longínquo. E me veio a lembrança das suas imagens, quando mulheres maduras jovens. Eram irmãs, professoras e viviam com a mãe. Sabe-se lá porquê não casaram. Mas me chamava a atenção a elegância de ambas ao passarem pela porta da minha casa. Além de muito bem arrumadas sempre, tudo era de bom gosto e na medida certa.
Naqueles idos, eu tinha cerca de 13 anos e elas representavam para mim um modelo a ser seguido e sempre pensava – um dia quero ser como elas. Os tempos passaram, mudamos de casa e não as vi mais. Agora ao reencontrá-las, por incrível que pareça, mais de 50 anos depois, elas tinham a mesma aparência e não perderam em nada os gestos finos e o belo trajar, apesar de alguns poucos quilos a mais e das faces marcadas. Fiquei a pensar que não se pode deixar os cuidados com a aparência, por mais que se tenha envelhecido. Lógico que a saúde é fundamental e, pelo jeito, elas também foram agraciadas com esse quesito.
Mas de toda essa visão ficou a certeza que a elegância se carrega pelo resto da vida e não é uma roupa cara, simplesmente, que marca essa característica. É a postura, o modo de andar, de falar e de se colocar perante os fatos.
Como é bom quando encontramos esses exemplos marcantes em um mundo que nos engana, com falso glamour, mas que não tem sustentação. Desaparece em pouco tempo. Vive-se de aparências…


Uma resposta para “SEGUIR EXEMPLOS

Deixe uma resposta

