OS CORPOS EM ALTA

Dias atrás tivemos a notícia de que o médico cirurgião plástico Ivo Pitangui deixou este mundo, aos 93 anos. No dia anterior ele fez questão de empunhar a tocha olímpica em um trecho da Gávea, sendo levado por uma cadeira de rodas, misturando-se ao espírito do esporte.
Fazendo uma relação do que esse símbolo da medicina na área que trata da estética ou da reparação com o momento das Olimpíadas, há uma analogia muito grande – atletas e esportistas que desfilaram em quadras, arenas e em todos os espaços onde se realizaram os jogos exibiram corpos musculosos e quase perfeitos, chegando a comparações com Apolo, símbolo da mitologia greco-romana, um dos deuses olímpicos.
A beleza dos corpos, a melhor performance, o desempenho, o desfile de músculos e bom rendimento foram a tônica da Rio 2016, como acontece em provas do gênero. A presença desses gênios da superação e que preparam seus corpos por anos a fio até o momento de exibir suas qualidades, vem nos lembrar o quanto eles dependem de seus suportes físicos.
Voltando a Pitangui, que foi uma referência mundial quando o assunto era plástica, e que mudou a vida de famosos e anônimos, fazendo-os mais felizes na correção de suas deformidades ou feiuras, a beleza para ele era uma forma de harmonizar corpo e espírito, emoção e razão. Ele dizia que buscava a autoestima de seus pacientes e que não era capaz de definir o conceito de beleza, mas sempre que a encontrou soube percebê-la.
Usando a delicadeza da citação de Pitangui, entende-se plenamente que a correção de imperfeições, fazendo as pessoas mais felizes e integradas à sociedade, supera e muito o padrão costumeiro da estética. Seu trabalho de recuperar deformidades causadas por acidentes e de queimaduras, o fez subir mais ainda os degraus do Monte Olimpo.
Logo teremos os Jogos Paraolímpicos, onde uma infinidade de atletas chegaram a essa condição, na superação extrema de dificuldades. Isso é beleza plena e que nos agride com suas perfeições. Acredito que essa deveria ser a visão do nosso grande cirurgião plástico.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: