LEITURAS QUE MARCAM

Existem algumas máximas que englobam ideias e que quase sempre refletem a realidade. Mas, como nem tudo ē pau ou pedra, as exceções estão aí para desmentir algumas frases que são antológicas. Por exemplo, no que se refere a hábitos das pessoas e que explicam como elas são – Vocé é o que come, vocé é o que pensa, você é o que são seus amigos.
Temos algumas provas cabais de que essas citadas já se comprovaram por várias vezes, mas sempre fico preocupada em defender uma tese com unhas e dentes e, por isso, fujo das generalizações. Agora, um grupo de pessoas em São Paulo está debatendo um tema que tem a ver com isso que falamos. Na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, foi lançado um projeto sobre literatura, onde se discute “Você é o que Lê” e o mesmo poderia ser ampliado para o que se busca de informação e de programas culturais.
Nossos gostos e escolhas definem bem as nossas personalidades – se somos aventureiros, românticos, estudiosos, investigadores, eruditos, populares, profundos ou banais. Ou se somos um pouquinho de algumas dessas coisas, já que considero que reunimos uma gama de tipos e transitamos numa multiplicidade deles.
Me parece bem interessante a ideia de incluir a literatura em um debate sobre comportamento e, indiretamente, buscar respostas para gêneros e estilos literários, assim como seus autores e gestores. Acredito que no cerne da questão esteja o interesse das editoras e livrarias para desvendarem obras e escritores e ampliarem vendas. De qualquer forma, coloca no centro o livro para se pensar sobre grandes obras que transformaram a humanidade ou a revelaram, influenciando gerações indicando rotas a serem seguidas ou que registraram momentos históricos do passado assim como da contemporaneidade.
Quem não tem um ou alguns desses livros que foram basilares na sua formação, desde a infância, a juventude e mesmo na idade adulta? São os que fizeram nossa cabeça, mesmo por isso chamados de livros de cabeceira. Você poderia lembrar, pelo menos, de uma dúzia deles?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: