A (boa) ditadura de “Game of Thrones”

game

É um tanto difícil se deparar com alguém que não assista à série “Game of Thrones” atualmente. Grande febre da televisão no mundo, a série da HBO é um fenômeno que não encontra precedentes. Elevado a status sacro nas redes sociais e fomentador de debates inconclusivos sobre spoilers e afins, o show merece destaque, ainda, por conseguir a proeza de estimular o espectador a assisti-lo no momento de sua exibição.

Pode parecer algo trivial, mas em meio à revolução do on demand, capitaneada pelo Netflix, é algo vistoso e que deve ser comemorado. A maneira das pessoas assistirem séries está mudando. Mesmo séries cultuadas como “House of Cards”, “The Walking Dead” e “The Big Bang Theory” não suscitam o frisson provocado por “Game of Thrones”.

Todas essas séries são hypadas e, excetuando a primeira, exibidas semanalmente (“House of Cards tem sua temporada disponibilizada inteiramente de uma vez pelo Netflix). A qualidade narrativa, do esmero do roteiro ao brilhantismo dos diálogos, ajuda a entender a razão de tanto confete, mas o que pode ser decisivo mesmo para toda essa atmosfera é o fato de “Game of Thrones” visivelmente estar chegando a algum lugar. Conforme a série intensifica seus preparativos para o clímax, vê subir a temperatura de sua adoração. Algo semelhante, ainda que em proporções bem mais modestas, aconteceu com “Breaking Bad”. Outra série que, como a produção da HBO, primava por qualidade e economia narrativas, e tinha um norte bem claro. A todo o tempo.

A ditadura de “Game of Thrones”, que vivemos hoje, portanto, diz respeito ao fato de ser a única série que falamos a respeito simplesmente por ser a única que realmente está lá. O prazer de repercutir a série semana após semana é algo muito valorizado pela produção e que ajuda a perdurar seu status quo. É uma arte perdida. Depois de “Game of Thrones”, provavelmente não teremos tão cedo, em tamanha escala, uma série capaz de resgatar o prazer de se saboreá-la ao assistir.

Sobre Reinaldo Glioche


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: