TEMPO DE ESQUENTAR

Para cada época do ano há um convite e um tipo de desejo a ser conquistado. E as temperaturas e o clima dão o comando do que podemos fazer. Tempo de nos abrigar das intempéries e do frio, mas nem por isso deixar de praticar algumas atividades que nos dão prazer. Deixar de sair de casa, jamais, sem aceitar as desculpas para ficar debaixo das cobertas ou acomodada em tarefas domésticas. Lógico que as leituras são excelentes opções, acompanhadas de um café e de uma poltrona à luz de um abajur.
Mas para os temperamentos inquietos, como o meu, não me prendo somente ao teto de casa, nem com um filme no Netflix ou outro meio eletrônico qualquer. Há a necessidade de estar com pessoas, de ir ao cinema ver a um filme em tela ampla, de trocar impressões sobre o que se está lendo ou acontecendo, de almoçar ou tomar uma sopa bem quente no começo da noite, em lugar aconchegante.
Sem falar que com o inverno à porta, as quermesses e festas juninas já se apresentam, para degustar o vinho quente e o quentão. E, nessa volta temporária das estações e suas características, fazemos o percurso do passado, revivendo outras festas, até quando éramos crianças ou quando crianças eram os nossos filhos, agora rememorando, mais uma vez, com os netos.
Esse ciclo vital é que nos faz vivos e prontos para enfrentar baixas temperaturas, imaginando pular uma fogueira, comer um pinhão, batata doce tirada do fogo ardente. A música caipira soando e nossos pés não descansando – o ritmo nos leva para o centro da roda e caipiras somos, porque somos brasileiros de tantas tradições e encantamentos regionais.
Festa de Santo Antônio, São João, São Pedro. Que esses santos nos protejam e nos conservem com a pureza dessas manifestações, sob a luz do luar e dos balões e bandeirinhas coloridos a tremular nas cordas da nossa imaginação. Logo não sentiremos mais frio e todo o corpo ficará aquecido, começando pelo rubor das faces.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: