PASSO A PASSO

Saí do Brasil com a esperança de reciclar a má fase de pessimismo que vimos passando já por um longo tempo e sem vermos uma luz no fim desse túnel interminável de tantos desmandos, acordos na calada da noite (ou até a céu aberto) e tanta desfaçatez com o dinheiro e com a paciência de quem paga os impostos.
Cheguei a um outro lugar para rever crianças e percebi que era isso que precisava para me tirar desse lugar de desencanto. Aprender com passos incertos, mas com determinação de chegar, ouvir sons ao invés de palavras, mas com lógica de gestos e compreensão. O mais velho, dando lições de línguas e significados nem sempre do meu domínio e demonstrando um raciocínio muito além do esperado, além das mal traçadas linhas de desenhos das imagens de seu imaginário;.
Os adultos sempre souberam que lhes cabia ensinar as novas gerações com exemplos e posturas em confronto com a vida. Não derrubaria essa premissa, é bem verdade, mas com o propósito das crianças e sem os vícios que infelizmente os mais velhos adquirem, fica a suprema impressão que a humanidade deve sim caminhar para melhor, bastando que se preserve a pureza e se procure mostrar que vale a pena cuidar do próximo, respeitar a natureza e ter valores.
Devo voltar ao meu país e talvez nada de novo tenha acontecido, mas chego com as baterias carregadas e com o sentimento de que só existe um caminho para se mudar o estado de coisas que acontece não só no Brasil, mas no mundo. É por uma nova ordem na educação, sem vantagens escusas, sem querer ser o melhor a qualquer preço, sem as espertezas individuais em detrimento do coletivo.
As crianças me mostraram esses caminhos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: