Nu de Botas*

kid-reading-book

      Ando pouco leitora e me questionando como posso assim insistir em escrever. Felizmente, ao meu redor circundam traças das mais agradáveis e sabidas a me inundarem com autores, histórias e novas possibilidades de um bom ler. Quem dera eu ter mil anos para percorrer todas estas estantes que parecem me apetecer. Fato é: agora em férias das leituras antropologicamente obrigatórias, fui recentemente apresentada a Antônio Prata. Uma traça (que de mim se diz enamorada) não se cansava de elogiar em minha presença as anedotas sutis desse ilustre “Senhor não sei de quem se tratava”. Eu besta que sou, estava a me ressentir de tanto apreço, sendo que também escrevo e quero, egoisticamente, leituras e elogios só para mim. Mas fechei o tal ego nas páginas lustrosas do meu livro das vaidades e disposta a ouvir os embalos da pena do senhor Prata, me peguei atenta às suas aventuras de criança relatadas com dedos adultísticamente infantis. Estou encantada. Pouco sensível que sou aos apelos infantes, ouvi pelas linhas de Antonio Prata o possível desenrolar de uma pequena mente, coisa que a nós, adultos desprovidos do senso de deslumbramento infantil, muito espanta. Casos brilhantes passados em fantástico mundo da imaginação, onde uma criança fica extasiada ao conhecer um perneta, um menino pensa seriamente em abandono do lar para fugir à fúria materna, o primeiro amor parece a coisa mais maravilhosa e vergonhosa de toda a vida… Relatos da simplicidade das coisas do dia traduzidas por olhos pouco acostumados à desonestidade sorrateira da idade. Não admiti até o momento, mas essa traça me apresentou mesmo foi um novo amor. O qual, creio, poderá ser dividido em um profícuo triângulo amoroso nessas férias…

Nu de Botas é um livro de crônicas de Antonio Prata, publicado em 2013 pela Companhia das Letras.

Sobre Marina Costa

Vegetariana, sagitariana, feminista e humana, emanando energias para que nossa vida nesse cosmo infinito tenha um sentido no fim. Mesmo que seja o de produzir ecos de bons sentimentos e só... Ver todos os artigos de Marina Costa

3 respostas para “Nu de Botas*

  • Eunice Tomé

    Olá Marina. Com uma linguagem infantil mesmo e um jeito gostoso de narrar suas experiéncias de criança, o livro realmente agrada. A sua descrição da obra, igualmente, é prazerosa. Bjs.

  • Lunna Guedes

    Já ouvi falar no senhor Prata, mas ainda não li nenhum livro seu, mais um para a lista dos que ainda não aterrissaram em meus olhos.. Oh vida… há de se ter tempo bastante para tantos livros. será?

    bacio

  • Marina Costa

    Eunice, eu ainda não li o Nu… mas está na lista, em lugar próximo! Esse jeito de observar o mundo com olho de criança me encantou! Lunna, se teremos tempo bastante não sei… mas de folheto de restaurante a outdoor de aeroporto tudo que posso leio e vou acumulando palavras! Beijos!

Deixe um comentário

