Acertando o ditado

Ah, essa nossa língua…

Não há na Terra ser que conteste as sábias palavras de Exupéry quando ele diz que “a linguagem é uma fonte de mal-entendidos”. E só não contesta por que sabe que são verdadeiras e fazem total sentido quando a percebemos em atuação em nossas vidas.

Quantas não foram as vezes em que a situação foi de um achar que o outro disse e o outro dizer que não disse… Isso nada ais é que aquela famosa história de ficar “o dito pelo não dito” (que os estudiosos chamariam tecnicamente de metonímia) e que só serve mesmo é para dar encrenca no futuro.

Quando as explicações não vem todas muito bem detalhadas, sem nenhuma “forma de dizer (entendam, Srs Literatos, metáfora), nem exageros (já sabem: hipérboles), quando tudo está às claras e todo mundo se fez entender, aí tudo tende a dar certo e as pessoas se entenderão.

Porém, essa é a parte mais difícil: dizer aquilo a que se veio para dizer, sem rodeios, sem-mais-nem-menos, sem ironia ou qualquer outro tipo de figura de linguagem. Se já é dificil fazer isso quando se fala, quando temos as feições e os gestos para nos ajudar, imagine quando a coisa acontece na escrita.

Danou-se.

Não há vírgula nem exclamação que se aguente de tanta enrolação, de tanto vai-e-volta, de tanto disse-me-disse que so complica.

O ditado diz que “o peixe morre pela boca”, e aqui posso fazer minha última figura de linguagem por hoje, dizendo que o falador morre é pela palavra.

Anúncios

Sobre Bia Bernardi

Bia Bernardi é escritora e gosta de ler livros de temas diversos, adora música, pra dançar ou só ouvir, e gosta de estar com quem gosta. Ver todos os artigos de Bia Bernardi

Uma resposta para “Acertando o ditado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: