A princesa da vez. A vez da princesa.

Tem uma coroa de papel sobre a tela do meu computador, na minha mesa do trabalho.

E fui eu mesma quem a colocou lá, num impulso de alegria e interna imaginação de que ali senta uma princesa. No segundo seguinte ao término da instalação, eu pensei: “putz, quem passar aqui vai achar que uma criança fez isso…”.

Ensinaram-me, ao longo da minha infância, que para ser adulto é preciso ser sério e ao meu redor foram implicadas tantas condições, tantas convenções que esse desejo de ser simpelsmente feliz passou a ser chato. Aquela ansiedade em aprender a dirigir, de poder entrar na urna de votação, morreu quando a coisa passou a ser chata, cheia de obrigações, deveres e nenhuma diversão.

Ao contrário do que muitos se limitam a pensar, a diversão não é necessariamente a insanidade de pular durante toda uma festa, ou brincar de pega-pega e coisas do tipo (mesmo que fosse, qual seria o problema?). A diversão é a liberdade de rir, de achar graça com coisas simples, de ser feliz sem que haja um motivo específico, pelo simples desejo de ser.

A coroa sobre a tela do meu computador é a minha imaginação passeando para fora da cabeça, sentindo-se livre em achar graça de querer ser uma princesa, ainda que só na imaginação. Não pretendo tirá-la de lá, não tão cedo, não antes da minha imaginação imaginar outra coisa.

Se alguém acaso me pertguntar, ironicamente, o que é aquilo sobre minha tela, eu vou levanta da cadeira, fazer uma reverência e dizer:

– Sou uma princesa agora, e preciso de uma coroa.

Sobre Bia Bernardi

Bia Bernardi é escritora e gosta de ler livros de temas diversos, adora música, pra dançar ou só ouvir, e gosta de estar com quem gosta. Ver todos os artigos de Bia Bernardi

Deixe um comentário

