DESPEDIDA DE PARIS

image

A noite de ontem teve uma chuva forte, que veio com vontade de lavar ruas e almas, para amanhecer com um chuvisco ameno, apenas para manter molhados os ladrilhos e dar um frescor à vegetação.
Madeleine teve vontade de se embrenhar no meio dos turistas, mesmo sozinha e calada. Apenas ouvindo os seus passos rápidos e com um certo sentido para não se perder no meio da multidão, que falava nos vários idiomas com entusiasmo da arquitetura que saltava à vista a cada esquina. E vieram na lembrança outras visitas que fizera em tempos atrás, com a mesma alegria dos demais transeuntes. Vinham expressões de encantamento e de emoção pelo que podia, mais uma vez, estar ali presente, mas não tinha com quem dividir e comentar sobre a beleza da cidade de Paris, passando pelo Ópera, Cafe de La Paix, Jardin de La Tuileries,Museu du Louvre, não mais outros pontos que gostaria, porque lhe esperava uma pessoa, para ver as imagens pelas fotos que tirara, na ânsia de compartilhar momentos.
E ela se lembrou de uma história que ouviu em tempos atrás sobre dois homens que estavam em camas de hospital no mesmo quarto, ambos impossibilitados de sair. Um deles era cego e o outro um ancião, e este, diariamente, falava das imagens que via pela janela do quarto, como jardins floridos, pássaros, crianças brincando. Um dia, o ancião morre e quando vieram desocupar o seu armário no quarto, o cego pede para que falasse o que estava vendo pela janela naquele momento. A surpresa foi saber que havia sim um paredão escuro no limiar da janela.
O que Madeleine quis fazer foi emprestar os seus olhos, cabeça, corpo para reproduzir um pouco das suas sensações, para quem não tinha como fazer naquela viagem. E foi compensada, pela abertura do sorriso. A frase do escritor mexicano Octavio Paz surgiu na hora: “nada me desengana, o mundo me enfeitiçou”.
Enquanto tivermos um bom coração, nunca deixarão de existir bons sentimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: