CONSCIÊNCIA INFANTIL

image

Perguntado a uma menina o que mais ela gostaria de ter no Dia da Criança, sua resposta provocou uma estupefação no meio familiar.
Carolina estava com 8 anos, frequentava a escola desde os 4 e, diferente de muitas outras jovenzinhas da sua idade, ela tinha esse privilégio de ter acesso à escola. Talvez por isso tivesse um grau de discernimento mais apurado. Assim, não se referiu a presentes, como brinquedos, roupas, eletrônicos ou uma viagem. Não, ela falou em direitos da sua categoria de criança. Como direitos? Seus pais se adiantaram a saber.
Aproveitando a oportunidade, ela começou a discorrer sobre o que achava melhor para ganhar. Disse conhecer bem os seus deveres e que sempre era cobrada por eles – estudar, arrumar o quarto, tomar banho e escovar os dentes, ser obediente e responsável pelos seus atos. E falando em atos, quis saber as ações que levavam aos seus direitos, já que tinha visto na internet alguma coisa sobre o ECA. E, quando isso aconteceu, ela não entendeu muito do que se tratava.
Provocados que foram, os pais procuraram as informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 25 anos em julho passado. Carolina fez algumas anotações do que ouviu e se saiu com a frase – “Como
pode uma lei como essa que não funciona em nosso país? Quando é que meus amiguinhos terão direito à casa, comida, saúde e escola”?
Aí foi uma preleção, em linguagem acessível, sobre os desajustes sociais e as políticas mal conduzidas. Ela pouco entendeu (também nem adulto entende), mas ficou sabendo que, pelo que já conquistara, seu futuro estaria bem encaminhado, na hora que saísse da infância.
Foi dormir com seu ursinho, mas pensando na má sorte de outras crianças. Sua consciência de cidadã começava a ser formada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: