#Cunhafobia

(Imagem: Agência Brasil)

(Imagem: Agência Brasil)

Em um ambiente político de muita tensão e ainda mais acachapante polarização, um homem parece unir o país, atendendo àquela demanda do ilustríssimo Michel Temer. Este homem, para espanto de muitos, é Eduardo Cunha.

Desde que surgiu, como uma espécie de Frank Underwood à brasileira, o hoje presidente da Câmara se subscreveu como um dos personagens mais fascinantes da cena política pós-Lula (ainda que o ex-presidente seja rebocado ao noticiário com alguma frequência).

Não por acaso, Cunha é a figura política mais frequente das divagações políticas deste cronista neste espaço em 2015. Tendo assumido sua pecha de oposicionista ao governo, Cunha naturalmente se viu alvo das costuras governistas de bastidores e periga ser a grande figura política enlaçada pela Lava Jato – até o momento ele e Collor são os únicos denunciados .

De qualquer modo, o que mais fascina em Eduardo Cunha hoje é que, a despeito de não valer capa nos principais semanários do país após o escândalo das contas secretas na Suíça (e a ironia do fato está aí para quem quiser se deliciar com ela), o presidente da câmara incita em apoiadores do governo a mesma reação e argumentos que detratores do governo articulam contra o governo. A despeito do (óbvio) fato de que o PT é hoje uma força conservadora, essa tendência – visível nas redes sociais para quem quiser ver – reforça a maneira como Cunha centralizou a ação política no país. Se se transformou em um player de respeito, o presidente da Câmara por meio desta ‘cunhafobia’ cristaliza outro paradoxo brasileiro: o aterramento de ideologias. Em um Brasil de multipartidarismo e corrupção desenfreada, o mais do mesmo ganha novo verniz quando se ataca em uma frente aquilo que se defende em outra.

Anúncios

Sobre Reinaldo Glioche


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: