Sonora

Delícia é quando a gente lembra exatamente como o outro fala. É como se o áudio ligasse na nossa cabeça e a mensagem ou o e-mail fossem sendo lido como nas cartas mágicas do Harry Potter.

É ver os “hehehe” de um amiga, antiga chefe minha, nas mensagens que ela envia de Olinda, pra querer rir junto só de lembrar a risada dela, engraçadíssima e contagiante.

Outro manda mensagem no celular e lá estou eu novamente feliz, como se estivéssemos juntos no pátio da escola, eu abraçada, recebendo cafuné, ouvindo os acontecidos e fazendo planos.

Tem a voz da minha mãe, que não é particularmente bonita nem sonora, mas me acompanha há tanto tempo, que só de ouvir já parece que o peito acalma e as coisas vão se resolvendo como se fossem simples como na infância. Sim, porque infância qualquer assunto se resolve com um beijo da mãe e uma noite bem dormida. Mas ela não me escreve pois tem pavor de celular e internet. É uma pena, pois já não acordo com os bilhetes dela, na mesa da cozinha (“Filha, fui ao médico. Já comprei pão. Faça arroz pra gente almoçar e não perca a hora de ir pro colégio. Beijos, mamãe).

Não sei se quando escrevo consigo transmitir isso aos outros. Sequer sei se tenho uma linguagem que soe mais minha do que o tagarelar das outras gentes. Também não sei se tem alguém que realmente goste tanto assim da minha voz para querer que eu atinja essa transcendência literária. Mas, sim, me escrevam, escrevam sempre.

Sobre Aline Viana

Aline Viana nasceu em São Paulo, em 1981, mas prefere que não espalhem a que safra pertence. É formada em jornalismo. Cansada de tanto quem, o quê, quando, onde, como e porque resolveu entrar em um curso de crônicas. Foi um santo remédio para recuperar a saúde de seus textos. Se o diagnóstico está correto, você pode checar nos blogs: cronicasdas12.blogspot.com e semanalmente no vidasetechaves.wordpress.com . Novos pareceres são sempre bem-vindos. Ver todos os artigos de Aline Viana

Deixe um comentário

