Banho de humanidade

Não sei o leitor, mas eu, às vezes, me pego pensando na minha humanidade. Será que estou frio demais? Muito só? Não flerto com a sociologia quando digo que me concentro muito nos meus problemas e me afasto dos problemas daqueles que me cercam. Pode ser uma autodefesa, pode ser egoísmo, pode ser aquilo que o leitor quiser nomear. O fato é que é.

É, também, um toque de mágica quando você visita parentes distantes. Distantes no sentido físico, não emocional. Você compartilha o sangue, mas está inserido em um esquisito esquema de observador partícipe.  Algo que te afere uma insustentável leveza, digamos assim. É um respiro da tua rotina, uma oportunidade de colher perspectiva – para o bem e para o mal – e, fundamentalmente, um banho de humanidade.

É ali, nos calcanhares familiares, que o todo se justifica nos detalhes. Filhos, os sabores e dissabores do casamento, intrigas, celebrações, memória, futuro…

Os laços de família untam vivência e experiência, duas coisas distintas tomadas como siamesas, e fazem do observador, um humilde aprendiz.  As verdadeiras riquezas familiares residem nessa pujança genealógica que matiza anseios, desejos e arrependimentos. Somos acertos e desacertos. Os nossos e os dos outros.

Por certo, algum leitor ainda me acompanha no raciocínio e para este eu falo uma verdade muito simples, mas muito reclusa também. Um intensivo na família pode ser muito mais esclarecedor do que a literatura de autoajuda disponível.  Basta disposição ao olhar.

Sobre Reinaldo Glioche


Uma resposta para “Banho de humanidade

  • Aline Viana

    Pelo visto a viagem rendeu, hein? rsrs
    Brincadeiras à parte, concordo em gênero, número e grau com a sua observação.

Deixe um comentário

