Meu lado enrugado

Consigo me ver velha, quase reacionária, ligando para o Psiu para denunciar o bar ao lado de casa, onde alguém esgoela um antigo sucesso de Adele. Penso que aquele sucesso foi cunhado exclusivamente para perdurar, se não por méritos próprios, como mostra do alcance vocal nos shows de calouros da eternidade e além.

É alguma moça que almeja se tornar uma crooner para os milhões de brasileiros, quem está me perturbando nesse momento e me levando a essa viagem na autocrítica. Crooner é uma palavra que não ouvi sequer nos meus tempos de menina. Velhice é pegar pra si os termos que já eram velhos quando a gente ainda mal sabia o que era doce e o que era salgado.

Envelhecer, alguém dirá, é algo que acontece desde que a gente nasce. Mas até começar a doer as articulações a ponto de impedir a caminhada – caminhada mesmo, não corrida – a gente não se dá conta. No espelho, vejo que as linhas de expressão tingem apenas um lado do rosto. Garanto que, ao sorrir, sempre doei a face inteira à alegria. Não entendo o que houve.

Serei uma velha bizarra. Com rugas exclusivas do lado esquerdo e marcas de desgosto vincando apenas o lado direito. Os netos, meus ou emprestados, acharão graça porque não lhes farei medo e me chamarão apenas de caduca. E confirmarão o diagnóstico, ao ver-me sempre com os fones de ouvido pendurados no pescoço, como as velhas de minha infância andavam com os óculos.  Certeza eu tenho de que não lhes darei bola, meus ouvidos serão sempre seletivos.

Sobre Aline Viana

Aline Viana nasceu em São Paulo, em 1981, mas prefere que não espalhem a que safra pertence. É formada em jornalismo. Cansada de tanto quem, o quê, quando, onde, como e porque resolveu entrar em um curso de crônicas. Foi um santo remédio para recuperar a saúde de seus textos. Se o diagnóstico está correto, você pode checar nos blogs: cronicasdas12.blogspot.com e semanalmente no vidasetechaves.wordpress.com . Novos pareceres são sempre bem-vindos. Ver todos os artigos de Aline Viana

Deixe um comentário

