Quando educação é ruim

 

Sempre escutei que quem tem o conhecimento é mais responsável pelas consequências do que o ignorante. Faz sentido: o conhecedor torna-se, então detentor do poder dos resultados, gerador de possibilidade e vidente de possíveis futuros. Se der certo, sorte; se der errado, hora de assumir.

 

Mas essa é também o lado ruim. Pensar por si mesmo já é uma tarefa difícil, pois requer habilidade e senso do coletivo que nos rodeia. Pensar por dois, por três… É quase como ser líder de estado, que trabalha pelo bem geral, pela felicidade da nação! Se fosse apenas a questão da decisão seria mais fácil, mas junto dela vem a responsabilidade, aquela mesma de que falamos ali em cima.

 

E ruim também por que a cada vez que tomamos ação por outrem, esse tal se acostuma ainda mais que alguém faça por ele algo que ele mesmo deveria saber. Bom senso é uma faca de dois gumes, de manipulação delicada e ingrata também: problema resolvido e problema criado, problema aumentado.

 

Ter o poder da educação, do conhecimento, nos faz mais críticos, nos tira do status quo ao qual somos lançados diariamente, nos tira do conforto de nossos lares e faz com que a nossa cabeça arranque os pés do chão e voe cada minuto mais alto. Saber das coisas nos fazer exigir melhorias, nos incomoda com o que não faz sentido mais de ser apenas por comodidade e costume: questionar passa a ser o ato corriqueiro e também constrangedor, uma vez que nada passa batido, nenhuma besteira passa despercebida.

 

Então é possível entender o motivo pelo qual muita gente prefere não entender o que se passa, nem mesmo quer desvendar os mistérios do mundo afora: basta olhar para o próprio umbigo e contentar-se com o mundinho plano e raso.

 

E isso explicaria as inconsistências do mundo de hoje.

 

 

Anúncios

Sobre Bia Bernardi

Bia Bernardi é escritora e gosta de ler livros de temas diversos, adora música, pra dançar ou só ouvir, e gosta de estar com quem gosta. Ver todos os artigos de Bia Bernardi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: