Português-ostentação e ostentação em português

pp

Eu poderia abrir esse texto recorrendo a um dicionário? Seria ostentação? Talvez apenas clichê. Mas ainda assim justificável e é sobre justificação que esse texto é em essência.

Falar o português corretamente não é uma realidade em nosso país. Nossa língua é mal tratada por coloquialismos, ignorância, preguiça e outras mazelas que extrapolam sintaxe e morfologia.

Vejo pessoas que falam um português correto serem interpretadas como pessoas com gosto pela ostentação. É uma percepção distorcida que revela um problema cultural mais enraizado do que um olhar superficial dispensado à questão precipita.

Ostentar um vocabulário plural, vigoroso e maleável não significa complexar a língua ou flertar com o ininteligível. Pelo contrário, é iluminar. Não necessariamente o outro, mas o todo. Penso que cultura, independentemente da forma que se expresse, não pode ser confundida com ostentação. Que nos transformamos quando tomamos cultura como ostentação? O que ostentamos com essa percepção? Agora, essa provocação não objetiva eximir aqueles que gostam de se exibir vaidosamente, de aferir pompa, mostra magnificência. Sim, cedi ao clichê e estou nomeando significados de ostentação. O clichê pode ser uma forma de ostentação e, talvez, por isso seja um clichê no final das contas.

Optar por palavras percebidas como difíceis não deve ser tomado como um ato de ostentação. É emburrecedor pensar assim. Ostentar é contar vantagem e não é vantagem alguma falar um português correto, altivo e justificado. Pelo menos não deveria ser.

Anúncios

Sobre Reinaldo Glioche


Uma resposta para “Português-ostentação e ostentação em português

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: