Exumação de si mesmo

Hoje eu publicaria um texto sobre o imbróglio vivido no rap americano causado pelo sucesso da rapper Iggy Azalea. Publicaria. Mas o futuro do pretérito calça bem um texto enrijecido, ensimesmado e fruto de um olhar fixo para um juntado de ossos.  Hoje, e rompo alguns limites impostos sobre exposição com essa confissão, exumei os ossos de minha mãe. Não seria o caso de chamar restos mortais? Creio que não. Eram ossos em estágio intermediário de decomposição. O motivo para a exumação é que eles serão transportados para um jazigo familiar. Essa aquisição tão estranha quanto a vida em si.

Não é a primeira vez que escrevo sobre ossos aqui. Não pretendia essa segunda inflexão. Ela apenas veio. Mas voltando aos ossos da vez, o coveiro a quem assistia cavar e cavar com gentileza respeitosa ao buscar os ossos em meio a terra e baratas, me filosofou: “É… do pó viemos e ao pó voltemos (SIC)”.

Não intenciono fazer uma reflexão sobre a vida, ou mesmo a morte, pelo tom que esse texto vai assumindo; mas apenas narrar essa singela cena que comigo permanecerá por muitos e muitos anos. Não há nada de notável nela e talvez eu pudesse adensá-la com alguma emoção ou sentimento. Não que a comoção não tenha me visitado. Mas a sobriedade ganha um peso mais dramático, desesperançoso e insignificante quando se fixa os ossos de sua mãe nove anos e meio após a morte dela. Questões existenciais de toda sorte se inferiorizam diante da verdade em frente aos seus olhos. Ela é apenas uma, irrevogável e inexorável.

Anúncios

Sobre Reinaldo Glioche


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: