Metafísica balzaquiana ou o que te faz levantar pela manhã?

cama

Existem coisas pelas quais vale a pena levantar. E hoje eu me predispus a escrever sobre alguma dessas coisas. Pensei comigo que pensaria em alguma delas em fração de segundos. Passaram-se alguns minutos e temi pela minha pauta. Passaram-se outros e comecei a temer pela minha estabilidade emocional. Afinal não era possível que eu não tivesse algo nesta vida pelo qual levantar. Afinal, porque estava eu aqui de pé, mas sentado, a escrever sobre algo que valesse a pena. Por que este tema em primeiro lugar?

Flagrei-me em um abismo existencial. Não poderia, no alto da minha sapiência do psicológico, me classificar como alguém feliz ou como alguém infeliz. Não é assim que funciona. Um rótulo como esse não está ali à espreita. Esse simples exercício motivado pelo desejo de escrever uma crônica bem humorada e prestativa para o Vida a Sete Chaves havia me jogado no labirinto do autoconhecimento, um lugar que você evita bastante quando já cruzou os 30 anos. Isso porque você geralmente se depara com respostas indesejadas ou insatisfatórias.

Pensei em recorrer ao clichê e gritar que valia a pena levantar pelo café, aquele de aroma ideal e feito com um grão raríssimo que você encontra na Starbucks. Mas quem eu quero enganar? Eu mal tomo café! Mas pela mulher certa vale levantar todas as manhãs? Mas alguém já se deparou com a mulher certa? Pelos filhos? Ainda estou à cata da mulher certa. Não ponhamos os bois na frente desta carroça já muito desengonçada! Cinema? Amigos? Família? Trabalho???? A resposta certa tem que estar aqui em algum lugar! Socorro! Socorro? Perdi-me nos devaneios e achei-me nessa solidão acidentada.

Achei-me! Eureca! No entanto, não vou contar pelo que vale a pena levantar. A resposta não significaria nada para vocês. Essa reflexão desajeitada na busca por certo amparo metafísico talvez seja de mais valia. Talvez. Mas essa é uma reflexão que não me cabe.

Sobre Reinaldo Glioche


Deixe um comentário

