Simples assim! (Bia Bernardi)

Costumo achar que tudo é uma arte: parabenizar, andar de ônibus, lidar com família, escrever, cozinhar… E digo que tudo é uma arte porque fazê-las não se resume simplesmente a executá-las, assim como fazem as máquinas em filme de Charles Chaplin; não basta também ter início, meio e fim, como quem cumpre rotina de trabalho, bate-cartão-pra-entrar-bate-cartão-pra-sair. É mais que isso, é uma causa!

A sociedade comete uma falta grande quando toma a ação por ela mesma: falam simplesmente por falar, dançam por dançar, dirigem por dirigir e desenham por desenhar. É preciso que se perceba que determinadas ações necessitam de uma preparação, quase um ritual para que valham a pena.

É, e não há nada melhor do que o momento da preparação, em que a ansiedade quer dominar e entra em choque com o parco auto-controle dentro de nós. Céus, que luta incrível!, que sensação fodástica a de ver os dedos tremelicando contra a boca cerrada, as pálpebras que estancam contra os pés que gelam… Quando se faz algo pela mera ação de cumprir uma meta, tudo fica mais chato, vazio e o pior: desnecessário. E se tem uma coisa que é mesmo triste é ser desnecessário.

Por isso que opto pela qualificação de arte, pois implica automaticamente um caráter de especial, de importante e que não se apresenta a nós como custoso, e sim, prazeroso! Aí não só para quem o faz, mas também para todos aqueles que são atingidos por essa ação, a coisa flui, e vai, e deita, e rola e só não finge de morto pra poder curtir cada momento. Bonito de ver, até.

Gosto de quem trabalha sorrindo, de quem sonha enquanto dorme, que tem fé pra fazer um exame e quem respeita o outro, independente do que estiver fazendo. A vida é para ser vivida, isso é um fato! Mas muito mais interessante é quando é bem vivida e quando ela se transforma na mais pura e bela arte da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: