Não é só pelo 7 x1…

ale3

A Alemanha é tetracampeã mundial e, acredite, isso é o melhor que poderia acontecer pelo futebol brasileiro. Mais do que o estilo de futebol alemão, a forma de entender o futebol dos germânicos deve ser emulada pelos novos comandantes do futebol brasileiro. Não só no âmbito da seleção, mas também dos clubes. Nas quatro linhas, a Alemanha deve mandar por um bom tempo. Na verdade, já vinha mandando, mas extraoficialmente. Agora é oficial. O toque de bola eficiente, a variação tática robusta e a versatilidade dos jogadores alemães serão o modelo a ser seguido no mundo. Outro favor que os alemães fizeram ao futebol brasileiro foi esfacelar a noção de que aqui se pratica o futebol moderno. Técnicos ultrapassados e teimosos são tudo o que temos.

A Copa se foi. A final entre Alemanha e Argentina foi menos um jogo com a cara da Copa do Mundo do Brasil e mais com cara de Copa do Mundo. Não foi a Copa das copas na frieza dos números, mas o Mundial do Brasil devolveu a esperança ao futebol. Equipes ofensivas, jogos intensos e emocionantes, fundamentalmente bem jogados em sua maioria, e com o brilho dos meias ofensivos, essa espécie rara no futebol brasileiro.

Se não houve um grande destaque individual, afinal foi a Copa da coletividade, houve grandes exibições de jogadores como James Rodrigues, Messi, Muller, Hummels, Schweinsteiger, Mascherano, Howard e Robben. Esse último, o craque da Copa. Mas a opção por Messi não é, de maneira alguma, descabida; como querem fazer crer seus detratores. Messi não foi divino nos gramados brasileiros, mas foi tão decisivo como Robben e perdeu efetividade no mesmo momento em que Robben também encolheu; nas semifinais.

Fico feliz com a Copa no Brasil não somente por ela confirmar todos os meus prognósticos aventados não só aqui no Vida a Sete Chaves, mas por ela trazer a promessa de tempos melhores para o futebol. Esse esporte tão cativante e abençoado como é maldito e ingrato.

Anúncios

Sobre Reinaldo Glioche


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: